Simp

Está aqui

Crimes de roubo. Prisão preventiva. MP. Comarca de Castelo Branco

4 mar 2020

Na noite da passada sexta-feira, dia 21 de fevereiro de 2020, cerca das 23h30, foi detido em Castelo Branco, um indivíduo de 19 anos de idade, após tentativa de roubo mediante uso de arma branca.

Na sequência da detenção e com base em diligências concertadas entre a Polícia de Segurança Pública e o Ministério Publico, foi possível identificar outros inquéritos que, entretanto, foram apensados ao processo instaurado após a detenção. Tal  permitiu a imputação àquele arguido de mais quatro crimes de roubo levados a cabo entre os meses de dezembro de 2019 e fevereiro de 2020.

Logo na madrugada de 22 de fevereiro de 2020, foi também realizada uma busca domiciliária com consentimento do visado, que redundou na apreensão, designadamente, da roupa usada nos demais roubos bem como da navalha utilizada.

De acordo com os indícios recolhidos, apurou-se que o arguido procurava estabelecimentos comerciais, sobretudo de restauração e bebidas, durante a noite, preferencialmente perto da hora de fecho, nos quais se encontrassem mulheres que escolhia como vítimas (proprietárias, funcionárias ou mesmo empregadas de limpeza).

Uma vez no local, exibia-lhes uma navalha, exigindo que lhe fosse entregue o dinheiro em caixa ou que lhe fosse facultado o acesso à registadora.

Estes acontecimentos criaram uma onda de receio e de insegurança nos comerciantes da cidade.

Presente à juíza de Instrução para primeiro interrogatório judicial, o arguido confessou os factos, sendo certo que, atenta a verificação dos perigos de fuga, perturbação da tranquilidade pública e continuação da atividade criminosa, foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

A investigação decorre a cargo da PSP, sob a direção do Ministério Público de Castelo Branco.